O Sistema

O sistema TNT permite tanto cenários realistas quanto heroicos e sobrenaturais. A forma de construir as personagens é bastante aberta, permitindo customizar cada uma de suas facetas.

Atributos

Uma personagem possui diversos Atributos, que são o reflexo de seu corpo e mente. São seis os atributos principais (Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Percepção e Aparência), usados para definir as principais características da personagem. A partir da combinação de dois destes atributos são gerados os seis atributos secundários (Resistência, Movimentação, Educação, Reflexos e Carisma), que completam a caracterização da personagem. Os atributos secundários são mais fáceis de serem alterados, seja por características adicionais ou pelas classes escolhidas.

Arquétipos e Classes

Personagens iniciais escolhem um arquétipo, que define se são mais centradas no aspecto físico, intelectual, ou balanceado. Diferentes tipos de características podem ser usados para individualizar a personagem, diferenciando-a de outras que tenham o mesmo arquétipo. Adicionalmente, Ocupações são profissões escolhidas pelo jogador para sua personagem, e consistem de diversas características que lhe dão coesão.

Personagens mais experientes podem avançar em Classes específicas. Essas classes são como especializações, focando em certas capacidades e características em detrimento de outras. Apesar de terem níveis, a ordem em que as características são selecionadas são definidas pelo jogador, que pode simplesmente escolher três níveis de uma classe e então continuar, sem nenhum problema, para uma classe diferente, assim criando uma visão única para sua personagem.

Dons e Limitações

Estas duas características adicionam ou alteram características da personagem, inclusive de classes que tenham adquirido. Dons são características que melhoram as chances e capacidades de uma personagem em algum tipo de teste ou situação, enquanto  Limitações dificultam ou impõem barreiras às atividades da personagem. Limitações são adquiridas não só para melhor caracterizar uma personagem, como também para adquirir pontos a serem gastos em outras características.

Habilidades

Os conhecimentos das personagens são representados pelas Habilidades. Cada habilidade é regida por um atributo secundário, e podem receber bônus dependendo da classe escolhida.

Testes

Todos os testes de atributos e habilidades neste sistema usam apenas dois tipos de dados: de seis lados (d6) e de dez lados (d10). Através do uso destes dados, emulam-se os dados de dois lados (d2, usando os valores pares ou ímpares de um dado qualquer), três lados (d3, um d6 com os resultados divididos por 2), cinco lados (d5, um d10 com os resultados divididos por 2) e percentual (d%, jogando dois d10, um para dezenas e outro para unidades).

Os embates entre personagens se faz através de disputas, isto é, a comparação da margem de sucesso (i.e., o valor da habilidade menos o resultado nos dados) entre elas, vencendo quem tem a maior margem.

Adicionalmente, testes podem ser mais fáceis ou difíceis, e assim aplicam-se dificuldades nos testes, não como um número fixo, mas sim alterando a quantidade de dados a serem usados. Por exemplo, um teste é normalmente feito com três dados de seis lados (ou 3d6). Já em um teste difícil, jogam-se 4d6 e descarta-se o dado de menor valor. Dessa forma, a chance de ter resultados mais baixos (e portanto com maior margem de sucesso) diminui. Apesar de haver sugestões de dificuldades, a utilização desse método torna muito mais simples a discussão entre os jogadores para definir facilmente se um teste é muito fácil ou quase impossível, pois basta usar a definição da dificuldade para realizar os testes.